quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Projeto = Supergrupo??

Na minha opinião, projeto é diferente de supergrupo por um simples fato: os integrantes não saem de suas bandas para o projeto, por isso o nome "Projeto Paralelo"!! Já Carreira Solo é uma coisa a parte, pois normalmente é um membro de uma banda que faz um ou mais discos sem se mandar da banda de origem (as vezes) e com musicos desconhecidos (na maioria das vezes).
Nessa linha de paralelismo, a turma do Dream Theater deve ser a campeã de projetos: Liquid Tension Experiment, Frameshift, Mullmuzzler, True Symphonic Rockestra, Rudess Morgenstein Project, The Jelly Jam, Platypus, OSI, alem de shows tributos aos Beatles, Led, Rush e The Who. Mas o mais interessante de todos foi o que, pra mim, trouxe o progrock de novo as manchetes: Transatlantic! As musicas são muito boas, mas o que eu mais gostei foi a divulgação das bandas dos integrantes: não digo o proprio Dream Theater do Portnoy e o Marillion do Trewavas, mas o Spock's Beard do Neal Morse e o Flower Kings do Roine Stolt! Bandas até então pouco conhecidas que despontaram em 2001!!
Só para concluir: existe um projeto (?!?) chamado Karmakanic do baixista do Flower Kings que é muito bom, principalmente para quem gosta de frequencias graves e muito baixo fretless! Confira!!

abs

as origens ...

Novamente vou fugir para minha outra paixão, o Heavy Metal! Esta saindo o documentario BHM (Brasil Heavy Metal) falando sobre o inicio do movimento no Brasil. Isso me lembra meus tempos de roadie do Deimos, Mamute e Vudu, antes de fazer parte de outras bandas pouco famosas, como o Serpia e o Graven. O legal do video é que não fui só eu que envelheci (rsrsrsrs)! Mas a força do metal ainda esta presente nessa turma!
Long Live Brasil Heavy Metal !!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por falar em supergrupos ....

Supergrupos são coisas comuns no rock. Bandas como Emerson, Lake and Palmer, Cream, Blind Faith, Bad Company não nascem por acaso. São "crimes" premeditados. Hoje, alem do BCC, temos novas ocorrencias, como o incrivel Chickenfoot e o estranho Them Crooked Vultures. Mas como o assunto é prog, vamos falar de outra banda.

Era o inicio dos anos 80. O Yes havia parado após uma tentativa frustrada de substituir o insubstituivel Jon Anderson(apesar que o Drama não é um disco ruim, como ja falamos aqui no blog!), o ELP havia falido (é verdade! Eles gastavam mais nos shows do que arrecadavam ...) e o eterno backup do Greg Lake estava desempregado. Surgiu um supergrupo de rock progressivo, o Asia! Com um primeiro disco arrasador, com diversas musicas estourando nas radios e até em comerciais, a banda prometia muito. Mas, como todos os supergrupos, o ego foi maior e acabaram se separando, até se tornar um projeto solo do tecladista Geoff Downes. Agora eles voltaram (o que a idade e a falta de dinheiro não faz ... rsrsrs) e ja saiu um novo disco de estudio, o Phoenix (tem tudo a ver!) e com direito a dvd da turne no japão. Eu tive a oportunidadede assisti-los duas vezes, uma em 1991 com o Pat Thrall na guitarra no Dama Xoc, com direito a encostar a barriga no palco! O problema é que, apesar de toda a qualidade desse guitarrista, ele não conseguia fazer todas as firulas do Howe. Em 2007 voltei a ve-los completos, no Credicard Hall, com direito a set acustico do Howe!!!!
Antes de terminar - os companheiros do Geoff que foram demitidos do Asia na volta da formação original montaram a banda GPS! Não é prog, mas faziam um otimo Arena Rock. E acabei de descobrir que essa turma esta usando o nome ASIA featuring John Payne, com o grande tecladista Erik Norlander, e ja assinaram com o selo do Steve Vai, o Favored Nations!