quinta-feira, 18 de junho de 2009
Injustiça?
Tem certas coisas que eu não admito, e outras que sou obrigado a concordar. Estava navegando pela internet quando achei uma entrevista com o agora produtor Trevor Horn. Muita gente não se lembra dele, mas foi o unico cara que tentou substituir o Jon Anderson no Yes, o que é uma tarefa impossivel!! Mas o album que ele cantou é um dos meus favoritos, o Drama. A voz dele combinava bem com a Chris Squire, com quem ele dividia os vocais. Mas sou obrigado a concordar que ele não tinha "pique de palco". Eu sempre ouvi que era esse o motivo da banda ter dado uma parada, que culminou com o surgimento do Asia, mas só tive certeza quando ouvi um bootleg de um show da turne do Drama. O cara é ruim demais ao vivo !!!!!! Engraçado que ele teve varios momentos importantes da musica, como ser o cara do primeiro videoclip da Mtv americana, com o The Buggles (que o Geoff Downes tocou no show do Asia original no Brasil) - Video Killed The Radio Star. Ele até produziu a volta do Yes, no 90125, e ganhou um Grammy com um disco do Seal.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Sentimento e Tecnica

Acabei de chegar de um workshop do lendário guitarrista e publicitário (dessa eu não sabia) Sergio Hinds, do Terço e do 3HD. Como é bom ver alguém que faz musica com amor, dedicação e tem a preocupação de dar uma aula para a mocidade que esta começando a tocar guitarra. Dentre os exemplos de como viver de musica e outras historias importantes e divertidas, destaquei a do guitarrista Buddy Guy, que o saudoso Vander Taffo bancou um workshop em que ele mostrava a sua tecnica, que não foi muito bem compreendida pelos alunos da escola. Mas naquela mesma noite, os mesmos alunos aplaudiram de pé o mesmo mestre bluseiro no show no Palace. O Sergio tocou duas musicas do álbum Criaturas da Noite: 1974 (para mim, a melhor musica de Rock Progressivo brasileira) e Suite 1. Já se vão 23 anos que fui apresentado a esse disco, quando descobri que o Brasil não deve nada para os grandes mestres europeus. Outra coisa que o Sergio disse foi que mais vale poucas notas bem colocadas do que 100 notas, digamos, emboladas. Espero que em breve o Terço volte a Sampa, para poder rever esse um dos poucos shows que chorei (de alegria e emoção)!!!
sexta-feira, 6 de março de 2009
Reserva de luxo
Depois de um breve hiato (ainda é assim que se escreve "hiato"?), volto a atualizar o blog. Aproveito para falar de um "Reserva de Luxo". Deve ser de conhecimento de alguns, mas para mim foi uma surpresa: estava fuçando em uns mp3 que baixei do site Lagrima Psicodelica e encontrei um disco da banda Refugee. Como não estava nem descompactado dei um escutada e me assombrei com o que ouvi: muita tecladeira, da melhor qualidade, e aquela sensação de "eu já ouvi isso em algum lugar". Fui fuçar no allmusic.com e achei: era o Nice em 1973 com o Patrick Moraz no lugar do Keith Emerson. O engraçado é que um ano depois esse mesmo cara substituiu o Rick Wakeman no Yes !!! Não sei se é só competência (o que ele tem de monte!) ou estar no lugar certo na hora certa. Indico a audição do disco homónimo do Refugee, do Relayer do Yes, dos discos solos do Patrick (principalmente o primeiro "The History of I", com elementos de musica brasileira). Mesmo o material mais recente, voltado para New Age, é de bom gosto. Só não conheço a fase Moody Blues, mas vou pesquisar e conto pra vcs.
abs
Pin
abs
Pin
Assinar:
Postagens (Atom)