terça-feira, 4 de março de 2008

Mais um que se vai ....

recentemente comentei sobre shows que me arrependo de ter perdido, como o do Dizzy Gilespie, que estava vindo todos os anos ao Brasil e, na duvida de ir ou não pensei "Ah, ano que vem ele volta!" E então ele faleceu! Perdi a chance de ver um dos mestres do bebop. Agora acabo de ser surpreendido com outro incrivel musico que deixei de assistir e tambem se foi - Jeff Healey!! Tinha a minha idade (41) e estava lutando contra um cancer. Era cego desde bebê, mas mesmo assim aprendeu a tocar guitarra e desenvolveu uma tecnica diferente para o instrumento: tocava nas coxas! Não no sentido pejorativo da palavra, mas sentado com o instrumento apoiado sobre suas pernas!! Quantas vezes não tentei imita-lo, mas é bem complicado fazer a troca de acordes com a mão esquerda !! É dele a melhor versão (na minha opinião) de While my Guitar Glently Weeps, classico dos Beatles. Para quem não conhece, vale a pena conferir o album See the Light.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bônus tracks. Vale a pena?

As vezes fico pensando se vale a pena gastar uma grana pra comprar uma reedição de um disco só pelas faixas bonus. Estava ouvindo a reedição do Fugazi, do Marillion, que eu considero um disco irrepreensivel, e me surpreendi duas vezes: uma pois agora é um album duplo, cheio de extras, e outra que essas faixas são versões, digamos, de ensaio das faixas do disco. Sinceramente, eu teria vergonha de soltar esse disco no mercado: elas são longas, cansativas, os arranjos de guitarra estavam longe do resultado final, em suma: só vale pela curiosidade. Acho bem mais honesto coletânias de lado B de compactos (hoje chamados de singles) como eles já haviam lançado o "Six of One, Half-Dozen of the Other" e "B-Sides Themselves", onde havia versões e também inéditas. Existem bandas que mudam tanto as musicas de um disco durante a gravação que acaba virando outro, como o "Nightcap" que virou "A Passion Play" do Jethro Tull. As musicas ficaram tão diferentes que que é dificil fazer um paralelo entre elas, mas ambas são validas e boas. E também existe o caso de musicas inéditas que deveriam continuar inéditas, de tão ruim que são. São as famosas "sobras de estudio" que viram faixas bônus ou coletânias de bandas que já acabaram ou que estão a tempos sem gravar, devendo disco para a gravadora. É abusar do bolso do fã!
abs

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Viúva do Fish

Não tem jeito, eu sou uma viuva do Fish! Que falta ele faz pro Marillion!! Hoje estou escutando as bandas de Neoprog do site Progarchives e acabei de ouvir umas 10 musicas de diversos discos dos ingleses (e escocês) e não tem jeito: com a mudança de vocal eles deviam ter mudado o nome da banda!! É outra praia: com Fish era uma coisa nova, criativa (por mais que acusem de ser copia do Genesis) mas com Steve Hogart virou aquele prog quase pop em alguns momentos e, em outros, aquele arrastadão, bem ao estilo Camel e Caravan (perdoem-me os fãs dessas bandas, mas não é tudo que da pra ouvir, não!) . Existem momentos otimos, como no Seasons End e no This Strange Engine, mas o resto ..... fico com inveja do meu primo Celso, que foi no Show do Fish de 20 anos do Misplaced Childhood no Olympia!! Diz que tocou o disco inteiro !!! Mais um dos shows que eu me arrependo de não ter ido, junto com o Foreigner, Toto, Dizzy Gillespie, etc .......(e põe etc nisso)! Quanto a carreira solo do Fish, uma ressalva: ele prioriza muito mais as letras que a musica, e acaba ficando um pouco cansativo. Mas o Vigil in a Wilderness of Mirrors ....... é perfeito!!!

Abs

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Gigante Gentil

Enquanto escrevo essas linhas estou escutando "The Power and The Glory" do Gentle Giant. Não é o tipo de banda prog que todo mundo gosta, mas todos tem que reconhecer que são uns p... musicos. E para ver os caras tocando saiu recentemente um dvd com material de 1974 e 1975 - Giant on the Box. Alem dos instrumentos basicos (baixo, guitarra/violao, bateria e teclado) os caras tocam coisas nada usuais: trumpete, violino, cello, vibrafone (?!?!?) e outros trecos. O video ja vale para ver a cara de loki do baterista John Weathers !!! Outra coisa imperdivel são as harmonias vocais dos caras. Muita gente bebeu nessa fonte (vide Spock's Beard!!). Nos extras tem uma entrevista recente com o vocalista Derek Shulman, onde ele conta a vida de produtor que ele tem levado após o fim da banda e do relançamento do catalogo do Gentle Giant. Curiosidade: foi ele que relevou o Tears For Fears !!!

abraços a todos

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Iron Prog?

Vocês devem estar se perguntando: o que o Iron tem de progressivo pra estar nesse blog? Eu recomendo que escutem a "Rime of the Ancient Mariner" do Powerslave e me digam se não é um progrock? Na decada de 80, existia um programa na radio Usp chamado Sinergia, produzido por Waldir Montanari (http://www.universmusic.jor.br/livrorockprog.html). La ele colocava todo tipo de musica que ele considerava progressivo. Eu achava estranho ouvir bandas psicodelicas, eletronicas e até Gilberto Gil, mas até na Enciclopedia do Rock Progressivo do Leonardo Nahoum (http://www.rocksymphony.com/detalhes_disco.asp?ProductID=2218) , ele diz que existe uma "subjetividade" para definir se uma banda e prog ou não! Eu acho Secos&Molhados prog, tem gente que acha que é Mpb, sei lá! Vou tentar ser o mais abrangente possivel nesse blog! Ainda sobre o Iron - eles até ja fizeram cover de banda de Prog - Cross Eyed Mary do Jethro Tull!

abs

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

U2 em Portugal

Em um concerto da Banda U2 em Lisboa, Portugal, o vocalista Bono pediu silêncio ao público e depois começou a bater palmas, no ritmo da música que os colegas de banda tocavam de fundo. Ele foi batendo palmas... a música ficando mais suave... Ele olhou pros demais músicos e eles também silenciaram. Só as palmas ritmadas do Bono ecoavam pelo estádio lotado. Ele foi se movimentando até o microfone e olhando pras pessoas, todas quietas... Então disse, num tom sério:
- Eu quero que vocês pensem nisso... A cada batida de minhas mãos, uma criança morre na África!
Então surgiu uma voz de um portuga nas arquibancadas, em alto volume:
- Ora, pois, então pára de bater palmas, seu filho da p........!!!.
Contribuição da Pri e do Lu.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Powerslave - Iron Maiden

Semana passada estava indo encadernar uma antiga enciclopédia de cinema em fascículos em uma galeria no centro quando me deparei com uma antiga escada rolante conhecida minha. Lembrei de uma tarde ensolarada, a uns 23 anos atras, em que subi essa mesma escada para comprar o Powerslave, do Iron Maiden, na Woodstock do Valcir, no dia do lançamento no Brasil !!! Ele e o Toninho não davam conta de tirar os lps das caixas e colocar nos plásticos!! Foi a primeira vez que comprei um disco que acabara de sair do forno (a vez seguinte foi o Trilogy do Malmsteen, que comprei no Marcio da Music House, mas isso é outra historia ....). Para mim, essa é uma das melhores capas, e tem que ser em apreciada em LP (no CD, só com lupa!!). Por coincidência, agora em março o Iron vem ao Brasil prometendo tocar as musicas desse disco para o lançamento do dvd Live after Death (esse mesmo, aquele que vendia nas bancas de jornal era pirata!!!) com o show do Rock'n'Rio 85 incluso. Boa sorte pra quem vai (eu vou economizar pro Queenryche e pro Dream Theater!!), pois no ultimo show do Pacaembu não consegui ver muita coisa, porque estava em um lugar péssimo. Esse show marcou como sendo o ultimo que o meu amigo Zé assistiu, que morreria meses depois de cancer no pâncreas. Long Live Rock and Roll !!

abraços a todos e muita Fé pro Zé!!

sábado, 19 de janeiro de 2008

Inauguração

Gente

Atendendo a dicas de meus amigos (principalmente do Jimmy e da Gilda!!!) montei essa pagina pra vocês verem um pouco do que tem dentro da cabeça do maluco que lhes escreve!! A proposta principal é melhorar a atualização da Shows Newsletter, que eu publicava via email, onde vou (tentar) manter atualizado os principal shows que acontecem em sampa, resumindo os roteiros que são postados em uns 50 sites espalhados pela net! Nas postagens farei um resumo das musicas que estou escutando no momento e de outros musicos/bandas que sejam semelhantes e fatos curiosos sobre eles.

Espero que gostem! Comentarios são bem-vindos!

abraços a todos